Menu fechado

História

 

A história da Akamig é rica e recheada de fatos inesperados, que por muitas vezes provocaram mudanças de planos. Mas nada impediu a associação de continuar trilhando seu caminho, para poder hoje cumprir seu objetivo principal de disseminar a prática do kartismo amador e de promover a união dos pilotos.

 

 

O surgimento da ideia da associação

Para contar a história da Akamig é preciso voltar ao ano de 2009. Neste ano o empresário paulista Wilson Cristofani começou a andar de kart e logo conheceu um tradicional grupo de kart amador de São Paulo. Ficou admirado pela boa organização que viu, e também pela grande quantidade de pilotos, que por serem muito unidos, transmitiram uma imagem de grupo forte e consolidado.

Wilson resolveu então começar um projeto em Minas Gerais com estas diretrizes, onde o carro-chefe da iniciativa era incentivar a união dos kartistas mineiros em torno de uma associação em comum. Conheceu o então gerente do Kartódromo de Betim, Álvaro Andrade, um grande entusiasta do esporte, piloto experiente e organizador de campeonatos. Conheceu também Aladel Duarte, outro piloto experiente. Os três juntos fundaram a Akamig em 2010.

 

Da esquerda pra direita: Wilson, Álvaro e Aladel, os três fundadores da Akamig em 2010.

 

 

O kartismo mineiro naquela época

O final dos anos 2000 foi caracterizado por uma fase de transição no kartismo mineiro. Haviam vários campeonatos pequenos de kart amador, alguns um pouco maiores e mais bem estruturados, mas havia pouca interação entre eles. Cada um com suas regras, seus pilotos e seu calendário. Além disso, naquela época o antigo Kartódromo Serra Verde havia sido desativado, e o Kartódromo RBC Racing ainda estava em construção.

A Akamig surgiu praticamente dentro do Kartódromo de Betim, e isso se deu por dois motivos: (1) a influência de Álvaro, gerente do Kartódromo, e (2) o fato de ser na época o único kartódromo em funcionamento na região de Belo Horizonte. Rapidamente a iniciativa da criação da associação foi disseminada, e os dois primeiros eventos da Akamig contaram com grid cheio e grande repercussão.

Panfleto da época de lançamento da Akamig.
Panfleto da época de lançamento da Akamig.

 

 

O início da Akamig

Inicialmente, a Akamig organizou dois eventos em Betim para lançamento da associação: Um endurance individual de 2 horas no fim de 2010 e outro evento chamado 1º Esquentão Escolar, em janeiro de 2011, onde quase todos os grupos de kart amador da época enviaram representantes. Com o dinheiro arrecadado nas inscrições, foram comprados materiais básicos para os alunos de uma escola municipal de Betim.

Para a sequência do trabalho, a Akamig montou campeonatos anuais. A intenção era constituir várias categorias, como feminina, jovem, médios, pesados, dentre outras. Houve grande adesão de pilotos (quase 50 ao todo), mas algumas categorias acabaram sendo unificadas, e outras não conseguiram quantidade mínima de pilotos. Mesmo assim, o campeonato foi um grande sucesso, e fez com que em pouco tempo o trabalho da Akamig fosse reconhecido e valorizado.

 

 

A interrupção do projeto

O afastamento de Aladel do esporte por questões pessoais e o falecimento de Álvaro comprometeram a continuidade da Akamig. Wilson organizou sozinho o campeonato Akamig no restante da temporada 2011, e mudou seus planos para o ano seguinte. Para não ter que continuar organizando campeonatos sozinho, resolveu convidar vários pilotos de outros campeonatos juntamente com a turma da Akamig para começar outro projeto: assim era criada a Copaminas.

Com categoria única e visando ser um campeonato de referência do kartismo amador mineiro, a Copaminas apostou em uma organização de excelência, comandada por uma comissão de pilotos. A presença de muitos competidores experientes fez com que o nível do campeonato fosse bastante elevado. Seu objetivo de ser referência em Minas foi alcançado rapidamente, e este reconhecimento permanece até os dias atuais.

Paralelamente à recém-criada Copaminas, Wilson ainda deu continuidade aos campeonatos da Akamig nas temporadas de 2012 e 2013. No final de 2013 o campeonato foi descontinuado, e o projeto da associação foi engavetado.

 

Pódio de alguma etapa do antigo Campeonato Akamig, no Kartódromo RBC Racing. Vitória do experiente piloto Rodrigo Rotheia. Quem souber a data desta corrida, entre em contato através do falecom@akamig.com. Foto cedida por Wilson Cristofani / arquivo pessoal

+ Confira mais fotos do Campeonato Akamig 2013 clicando aqui.

+ Saiba mais sobre o Campeonato Akamig 2013 aqui!

 

 

Campeonatos se unem, Akamig volta à ativa

A Akamig mesmo inativa “sobreviveu” dentro da Copaminas nos anos seguintes. Wilson era um dos organizadores do novo campeonato, e os pilotos da Akamig foram direcionados para lá no ano de 2014. Com isso, a Copaminas passou a carregar o nome Akamig consigo.

No ano de 2015, o cenário do kartismo amador mineiro já era diferente. Existiam vários campeonatos bem organizados e empenhados em promover o esporte. Naquela temporada, uma iniciativa pioneira partiu de alguns deles, ao ser sugerido um torneio de fim de ano onde participassem os melhores pilotos de vários campeonatos. A edição inaugural da Copa dos Campeões foi então realizada, e contou com pilotos de quatro campeonatos, dentre eles vários representantes da Copaminas.

A criação da Copa dos Campeões pode ser considerada o estopim para o novo movimento de integração dos kartistas mineiros, que acabou se encaixando perfeitamente com os propósitos da Akamig.

 

Participantes da primeira edição da Copa dos Campeões, no Kartódromo de Betim. Foto: Fernanda Xavier

 

Após um hiato de quase dois anos, a associação começou a dar seus primeiros passos para voltar em definitivo às atividades. Em 2016 Wilson liderou a retomada do projeto da Akamig, desta vez com o apoio de muitos pilotos, da direção da Copaminas e de outros campeonatos. A associação foi enfim legalizada, com estatuto, CNPJ e toda a documentação necessária. No fim deste ano, a segunda edição da Copa dos Campeões ainda foi organizada pelos campeonatos, mas desta vez sob chancela da Akamig. Contou com representantes de cinco campeonatos, que proporcionaram corridas bastante equilibradas.

 

 

Muito trabalho em 2017 e além

A temporada 2017 foi bastante movimentada. Definição de projetos e de formas de atuação, início do processo de filiação de campeonatos, retomada da organização de competições, criação de um Ranking de pilotos, unificação do calendário do kartismo mineiro e várias outras coisas. Foi um ano de muito trabalho, que culminou em mais pilotos associados e em um maior reconhecimento dos esforços da associação para fortalecer o esporte em Minas Gerais.

A Akamig começa 2018 com onze campeonatos afiliados, mais de 300 pilotos associados e duas competições já agendadas: Copa Akamig e Copa dos Campeões. A meta para ambas é bater o número de pilotos em 2017 (foram 57 pilotos na Copa Akamig em julho e 37 pilotos na Copa dos Campeões) e manter o bom nível de organização.

Seus campeonatos afiliados e pilotos associados poderão desfrutar também das inéditas parcerias fechadas com várias empresas, que oferecerão descontos em seus produtos e serviços para os associados à Akamig. O Ranking de pilotos já está em operação e está agitando o kartismo amador mineiro, instigando ainda mais o espírito de competitividade dos pilotos. Além de tudo isso, vários outros projetos estão em fase de estudo, projeto e implementação, o que fará da temporada 2018 um ano de muitas novidades e de muita prosperidade no esporte.

 

 

Registros antigos

Entrevista com Álvaro Andrade , um dos fundadores da Akamig: inauguração do traçado invertido no Kartódromo de Betim. (Fonte: FKBH, 2010)

CLIQUE AQUI!

 

 

Entrevista com Álvaro Andrade, um dos fundadores da Akamig e coordenador do grupo Velozes do Kart.

 

 

Vídeos Akamig 2011-2013

CLIQUE AQUI!