Menu fechado

Wilson Cristofani conta um pouco da história da Akamig

 

No último mês de dezembro foi realizada a Copa dos Campeões Akamig 2017. Após o evento, no Kartódromo de Betim, o piloto Wilson Cristofani contou em um bate-papo descontraído um pouco da história da Associação de desenvolvimento do kartismo amador de Minas Gerais, a Akamig, desde o surgimento da ideia até os dias atuais e os planos para o futuro.

Piloto de kart há quase dez anos, Wilson contou que se inspirou em um conhecido grupo de kart amador de São Paulo para desenvolver o projeto. A ideia de uma associação em Minas Gerais teria como objetivos principais promover a união entre os pilotos do Estado e disseminar a prática do esporte.

Muita coisa aconteceu de lá pra cá, e depois de tantos anos, finalmente a Akamig está conseguindo alcançar os objetivos propostos inicialmente, na opinião do piloto. Porém, Wilson frisa que ainda há muito trabalho a ser feito, e que as próximas temporadas ainda serão de crescimento para a associação.

“A ideia inicial era juntar o pessoal, meu sonho sempre foi a Akamig fechar o kartódromo no domingo com muitos campeonatos diferentes. Um domingo de festa, com vários campeonatos Akamig cada um com suas peculiaridades, de 9 da manhã até às 18 da tarde. Conseguimos para 2018 quatro campeonatos juntos nas mesmas datas, é um grande passo para ter esse domingo de campeonatos de kart amador”, contou o piloto.

“Ainda há um trabalho árduo a ser feito, mostrar que a gente não quer acabar com os campeonatos. Vários deles estão entendendo nosso propósito, o que queremos é juntar todo mundo para facilitar, baratear as coisas. Quando se tem muitos pilotos, a negociação é outra em tudo o que vai fazer.”, completou, antecipando os desafios que virão nas próximas temporadas.

Wilson comentou um pouco também sobre os eventos realizados pela Akamig em 2017, e o crescente movimento de união dos pilotos do Estado.

“Este ano [2017] começamos a caminhar no sentido bom, fizemos dois eventos [Copa Akamig e Copa dos Campeões] que se não foram excelentes, pelo menos foram ótimos. O Troféu Estreantes acho que ficou um pouco mais vazio por causa do tempo curto para fazer a divulgação, neste evento dá pra colocar 25 pilotos.”, analisou o piloto.

“O kartismo mineiro tem um ‘problema’, dos pilotos não entrarem em evento com muitos pilotos. Quando pilotos de outros Estados vão andar fora, eles são unidos, eles se ajudam, até mesmo psicologicamente.”, observou Wilson, retratando uma realidade que também já está mudando. A delegação de Minas nos grandes eventos de kart amador do país está crescendo, mesmo que timidamente, mas a expectativa é que o aumento de pilotos mineiros se intensifique em 2018 e nos próximos anos.

Para conferir a história completa da Akamig desde a sua fundação, clique no link a seguir.

CLIQUE AQUI!

 

A temporada 2018 está apenas começando. Muitas novidades vêm aí para agitar o kartismo amador mineiro. E as principais notícias saem aqui, no site da Akamig.

Redação: Lucas Prates
Foto: Lucas Prates – Pilotos na Copa dos Campeões Akamig 2017 (da esquerda para a direita: Cadu Ribeiro, Milton Santos, Wilson Cristofani e Rogério Lopes).