Menu fechado

Alexandre Vieira é o campeão dos campeões de 2017

A maior e melhor edição da Copa dos Campeões foi realizada no último sábado (16) no Kartódromo de Betim. Contando inicialmente com 37 pilotos, apenas doze de cada grupo avançaram para a etapa final. Além disso, uma vaga especial foi dada ao campeão do Troféu Estreantes Akamig, corrida inserida no programa de eventos da Copa dos Campeões. Juntos, os 25 pilotos partiram para uma corrida única, onde apenas um seria o campeão.

O panorama da final

Alexandre Vieira avançou de fase com a melhor pontuação dentre todos os participantes: 58 pontos. Porém, outros 3 pilotos também estavam na casa dos 50 pontos, e na final tudo poderia acontecer. A etapa final valia mais pontos, então qualquer disputa de posição era muito importante para o resultado final do torneio.

Sangue frio de Alexandre sacramenta o título

Alexandre estava inspirado. Cravou a pole-position no traçado 11 invertido com chicane, novidade para alguns pilotos. Largando na frente, as chances de título aumentavam. Porém, era preciso resistir aos adversários no início e não perder a concentração. Foi o que Alexandre fez. Líder de ponta a ponta, nas primeiras voltas defendeu sua posição. Depois, conseguiu abrir uma boa vantagem e cruzar a linha de chegada tranquilo na frente.

“Fui sorteado com um kart que me falaram que não estava bom, troquei na tomada de tempo e cravei a pole na última volta. Minha largada foi emocionante pra caramba porque o Durzi estava logo atrás e era um dos principais concorrentes. Foram umas 6 voltas trancando a porta pra me manter na ponta. De repente vi que eu tinha aberto vantagem, começaram a disputar entre eles e quem saiu ganhando fui eu. Mantive a constância, abri praticamente uma reta. Depois só administrei e torci para o kart ir até o final.”, contou o diretor da Corrida dos Amigos e mais novo campeão da Copa dos Campeões Akamig.

Muita disputa pelo top5 da competição

O bicho pegou logo atrás de Alexandre. Ao todo 10 competidores duelaram intensamente pela segunda colocação, tentando somar muitos pontos para ficar no top5 do torneio. Rildo Wendel foi o mais esperto, conseguiu se livrar das confusões e conquistar o segundo posto. Chegaram na sequência Bruno Durzi, Alexandre Araújo e Jorge Malta.

“Nas duas primeiras classificatórias fui bem, fiquei em terceiro lugar geral. Na corrida final  peguei um kart ruim, troquei, mesmo assim não estava tão bom. Fiz o sexto tempo. Na largada perdi muitas posições e fui contando com alguns erros, a cada erro eu pegava uma posição, e assim fiz o que era possível. Na última volta o segundo e terceiro disputaram posição, meu kart estava mais rápido e passei os dois por fora, chegando em segundo. Para ser campeão faltou pegar um kart um pouquinho melhor, com um pouquinho mais de sorte acho que daria certo. Mas no geral foi bom.”, contou Rildo, o vice-campeão do torneio.

Com o resultado da final, Bruno Durzi ficou em terceiro, Jorge Malta em quarto e Rodrigo Matias em quinto. Todos eles levaram pra casa um belo troféu, encerrando com chave de ouro a temporada 2017 deles. O campeão, além do troféu levou também uma vaga para o Kart Challenge Brasil, evento a nível nacional realizado no Kartódromo de Betim. Em 2018 será nos dias 10 e 11 de março.

“Fiquei em terceiro, foi bacana demais, estou feliz. Peguei karts bacanas pra conseguir andar com a turma que está cada vez em um nível mais alto.”, contou Bruno. “No Masterkart, quem manda lá é o André que é tetra!”, finalizou, ao ser questionado quem era o melhor piloto do Masterkart.

“Na segunda bateria peguei um kart médio, cheguei em décimo. Na final peguei um kart bom , a corrida estava muito equilibrada, a organização fez uma seleção de karts, tirou os melhores e os piores, ficou muito equalizado e todo mundo estava andando bem. O campeonato foi maravilhoso, essa copa foi uma das melhores que já participei, e foi o que consegui fazer, chegar em quarto.”, contou Jorge.

“Temos que dar parabéns à organização, à Akamig, é um evento que se Deus quiser vai a cada dia consolidar todo ano, ano que vem a perspectiva é melhorar ainda mais com a filiação de outros campeonatos. Hoje foi um show, pra mim pessoalmente foi uma satisfação muito grande, foi o troféu mais expressivo que ganhei até hoje. Nas duas primeiras baterias tive um pouco de ansiedade, mas na última consegui controlar bem, fiz uma corrida de recuperação largando de 16º e conseguindo chegar em sexto aproveitando a briga dos colegas e os erros. E é isso aí, com serenidade tem que partir pra cima.”, completou Rodrigo.

Estreante do ano mostra seu talento

O campeão do Troféu Estreantes Akamig ganhou uma vaga especial para a final da Copa dos Campeões. O jovem Vitor Motta encarou o desafio de correr com os melhores do Estado, e não fez feio. Com apenas um ano de experiência no kartismo amador, conseguiu virar tempos de volta iguais aos dos adversários, e travou boas disputas com os demais pilotos do pelotão de trás. Terminou a corrida em 22º, mas o mais importante foi a experiência vivida.

“Foi difícil! Eu já estava cansado, acredito que eu poderia até desenvolver mais um pouquinho, mas eu queria mesmo era completar a corrida e sentir como o pessoal corre.”, contou Vitor.

E assim terminou a temporada 2017 do kartismo amador mineiro. Os resultados completos de cada corrida e a classificação final do torneio podem ser vistos AQUI.

Para conferir as fotos do evento, CLIQUE AQUI.

Redação e foto: Lucas Prates
Realização: Akamig
Patrocínio: MK / Ferrum / Tecnoweb / TS Sports
Apoio: Kartódromo de Betim