Menu fechado

Copa dos Campeões Akamig 2017 reúne os melhores de Minas

A maior e melhor edição da Copa dos Campeões foi realizada no último sábado (16) no Kartódromo de Betim. Contando com 37 pilotos, o evento que está em sua terceira edição apresentou muita qualidade na organização e também nas disputas. Afinal de contas, os melhores de 10 competições estavam lá para definir o campeão dos campeões da temporada. Ao final de todas as disputas, Alexandre Vieira levou o título com todos os méritos, ao vencer uma das corridas classificatórias e também a final.

Fase classificatória, série 1

A primeira corrida do dia foi dominada por Jorge Malta. O piloto largou em sétimo, mas com um bom kart em mãos rapidamente deixou todo mundo pra trás. Gerdan Livis e André Ribeiro completaram os três primeiros.

“Na verdade não entendi porque na tomada de tempo eu estava sempre em primeiro e na última volta fui pra sétimo. Meu kart estava bom, na segunda volta já estava em primeiro. Kart firme, a pista limpou rapidamente, deu pra ganhar com folga.”, contou o representante da Copaminas, onde ganhou este ano o título da categoria Acesso.

O outro grupo de pilotos foi então para a pista, também no traçado 1 invertido. Wilson Cristofani surpreendeu todo mundo largando na pole e segurando a ponta até o fim, resistindo às investidas de Rildo Wendel. Alexandre Vieira completou os três primeiros da corrida.

“A corrida foi boa, não enxergo o painel, andei aleatoriamente na tomada de tempo. Na largada o segundo era minha maior preocupação, ele não conseguiu largar bem e aí fui embora. Quando vi o Rildo atrás, pensei que ele ia tentar me atacar, ele tentou duas vezes e defendi. Na segunda vez ele teve que frear demais e isso me deu espaço pra ganhar.”, comentou o vencedor.

Fase classificatória, série 2

A segunda série de classificatórias foi realizada em outro traçado, o 2 normal. O tricampeão do Masterkart Bruno Durzi mandou bem e venceu a corrida do primeiro grupo com folga, seguido por Leo Haiduck e Gerdan Livis.

Pelo outro grupo a disputa foi muito mais acirrada. Alexandre Vieira conseguiu vencer, seguido de perto por Victor Malta e Rildo Wendel.

Muitas histórias para contar

Nem só de vencedores vive um evento. Cada um dos pilotos vive uma experiência única na competição, e busca atingir seus objetivos pessoais. O resultado disso tudo é um grande volume de histórias para contar e compartilhar com os amigos.

“[A primeira] corrida foi boa, na medida do possível, eu conhecia a pista [de Betim] mas tinha 10 anos que não corria aqui. Tive bastante dificuldade, vamos ver se melhoro um pouco pra segunda”, contou Anderson Stehling, representante do Kartmmania, pouco antes de entrar para a pista na segunda série classificatória.

“A corrida foi boa, apesar de esperar um resultado melhor. Fui 13º, de maneira geral foi boa a disputa, a gente acaba encontrando na pista um ou outro piloto mais esbarrador… Mas nada fora da normalidade.”, observou Wagner Cassino, o diretor do Amigos do Kart, campeonato de kart amador mineiro mais antigo em atividade.

E durante o evento mais e mais pilotos disponibilizavam um pouco de seu tempo para contar sobre sua participação, em um clima bastante agradável dentro e fora das pistas.

“O campeonato é bem organizado, o nível dos pilotos é muito bom, com certeza a disputa será muito acirrada Está de parabéns a organização da Akamig pela continuidade do campeonato. É um grande prazer correr com essa turma!”, enfatizou Danilo Durães, diretor do Sport Kart MG e apoiador da Copa dos Campeões desde sua primeira edição, em 2015.

“O torneio está muito disputado, só pilotos de ponta, e a disputa ficou pra última bateria, onde estarão os melhores. A partir daí vamos ver quem vai levar o título de campeão dos campeões.”, destacou André Ribeiro, representante do Masterkart, após a realização de todas as corridas da fase classificatória.

“[Evento] sensacional, uma vez que temos praticamente os melhores pilotos da região participando. Então, estar presente já é muito bacana, e ser competitivo é melhor ainda. Se você quiser treinar e ficar afiado, venha para estes eventos porque é diversão garantida. Sou de uma outra época, de quando começou a Akamig em 2010, quando os colegas dedicaram um tempo para fazer acontecer. Há anos atrás [o kartismo amador] não tinha muita gente, então foi muito bom ver tanta gente e tanta gente nova andando.”, contou Milton Santos, campeão do Amigos do Kart em 2017. “Atualmente temos pilotos de boa qualidade se mantendo no esporte às vezes mesmo com dificuldade, temos bons organizadores, bons campeonatos, e isso vira um circulo virtuoso, quanto mais gente de bom nível participa, mais gente anima vir correr. É bacana ver como o kartismo está em uma ascendente, fico satisfeito com isso.”, completou o piloto.

E assim foram definidos os doze melhores de cada grupo que avançariam para a grande final, disputada em corrida única. O desfecho desta história será contado em outra reportagem.

Os resultados completos de cada corrida e a classificação final do torneio podem ser vistos AQUI.

Para conferir as fotos do evento, CLIQUE AQUI.

Redação e foto: Lucas Prates
Realização: Akamig
Patrocínio: MK / Ferrum / Tecnoweb / TS Sports
Apoio: Kartódromo de Betim