Menu fechado

Milton Santos, campeão do Amigos do Kart 2017

*Atualizado em 19/12/2017 às 12:49

O campeonato mais antigo de Minas tem um novo campeão. A 13ª edição do Amigos do Kart foi encerrada no último sábado (16) no Kartódromo de Betim, com uma corrida de grid cheio e muita chuva. O que significa emoção em doses cavalares.

Milton Santos, Fábio Vaz e Rafael Teixeira disputavam o título ponto a ponto. Quem chegasse à frente levaria o caneco.

Milton usou sua grande experiência para ganhar terreno logo nos primeiros momentos da corrida. Ultrapassou dois, e pulou para segundo. Depois, teve sangue frio para ir com calma e esperar erros e azares dos adversários. Deu certo. O kart do líder Wilson Cristofani apagou, abrindo caminho para a vitória.

Mas Milton não contava com a garra de Fábio, que vinha atrás. O piloto conseguiu anular a diferença e tentar um último ataque no fim da corrida. Colocou de lado na curva final. Chegou a encostar em Milton. Fábio poderia ter sido desleal e deixado o kart espalhar em cima do adversário. Mas Fábio não fez isso. A vitória tinha que ser decidida na pista. Tinha que ser campeão o melhor piloto. E assim Fábio segurou o kart para não espalhar em cima de Milton de forma desleal. Deu espaço para Milton, e os dois foram juntos pela reta. Milton chegou à frente por poucos centímetros.

Milton foi o vencedor, seguido por Fábio, Lucas Prates, Rafael Teixeira e Wagner Cassino. Milton conquista seu primeiro título no Amigos do Kart, após tentar por muitas vezes.

“Ganhar o título foi sensacional, claro! Vinha batendo na trave por algum tempo… Consegui fechar o ano com chave de ouro, levar troféu para casa. O Amigos do kart foi o primeiro grupo que me recebeu… É sempre bacana ter a comprovação que a pilotagem está indo bem!”, contou Milton em entrevista exclusiva após a conquista.

“O Amigos do kart é um grupo que os pilotos se respeitam muito, a ultrapassagem tem que ser construída. A gente não chega simplesmente e sai passando, esbarrando. Fazer a ultrapassagem da forma mais limpa exige bastante, engrandece enquanto pilotagem. Só tenho a agradecer pela oportunidade, e convidamos quem quiser participar do grupo – dentro deste perfil – é só conversar com nosso presidente, o Waguinho.”, emendou. Para 2018 a expectativa é de grid cheio, com a volta de pilotos antigos do grupo e também com a estreia de novos participantes.

“Eu não podia deixar de destacar a competitividade, chegamos na final eu e Fábio empatados, e Rafael se chegasse na frente seria o campeão também. Tinha ainda o Waguinho que podia ganhar dependendo da combinação de resultados. O campeonato foi muito valorizado pelo nível de pilotagem, tudo foi definido na última curva.”, finalizou o mais novo campeão do grupo.

Os momentos finais da corrida resumem com exatidão o perfil do campeonato. Amigos, excelentes pilotos, que se respeitam acima de tudo, e que vibram com o sucesso do outro. No fim, o resultado não é o mais importante. É assim que o kartismo amador tem que ser encarado.

A Akamig parabeniza Milton pelo título, e deseja muito sucesso em 2018 para o piloto e para o campeonato.

Redação: Lucas Prates
Foto cedida pelos pilotos do Amigos do Kart.
Apoio: Akamig