Menu fechado

Leo Mol, Rafael Teixeira e Fernando Segatto vencem classificatória na Copa Akamig Viacash 2018

 

A Copa Akamig Viacash 2018 foi um grande sucesso. Participaram ao todo 59 pilotos, dentre mineiros paulistas e capixabas. Inicialmente eles foram divididos em três grupos para a disputa da fase classificatória. Cada piloto teria uma única chance de passar para a próxima fase.

 

Classificatória A1

A primeira corrida do dia teve pole-position de Vinícius Freitas. O piloto não largou bem, mas se manteve entre
os primeiros todo o tempo. Afinal, o importante era receber a bandeirada entre os doze primeiros.

“Fiz uma boa tomada de tempo, na largada o kart ficou um pouco dos demais mas consegui ficar entre os 3
primeiros. Durante a corrida meu banco chegou pra trás, o pé ficou bem longe dos pedais, sou pequeno (risos). Mas a intenção era mesmo apenas classificar.”, contou Vinícius, o quarto colocado da A1.

Lá na frente as disputas foram tranquilas, porém mais atrás as disputas foram mais acirradas. Afinal, a classificação estava em jogo. Roberto Veloso e Domingos Barcelos conseguiram abrir dos adversários e fechar a turma dos 12 com certa tranquilidade nas voltas finais.

“Dei azar na corrida! Larguei em quarto mas teve um acidente e me acertaram. Caí pra último. Fui escalando e cheguei em oitavo. Este traçado não é fácil pra disputar posição… Mas o resultado foi muito bom dentro da situação.”, contou Marcelo Campos, oitavo colocado da A1.

“A corrida foi boa, houveram muitos toques mas foi boa. Disputei muito, fiquei a corrida toda em sétimo e na
última volta alguns me passaram.”, comentou Victor Silva, o décimo colocado da A1.

“O kart estava excelente. Foi uma bateria complicada, mas a meta de ir pra semifinal já alcancei. Na corrida
larguei em nono, não briguei com ninguém pois o importante era passar. Durante a corrida estava na duvida se
estava entre os 12, mas graças a Deus deu certo.”, comentou Roberto Veloso, 11º colocado da A1.

“Eu estava andando em sétimo e oitavo. Tinha muito piloto junto, saí do traçado e quase fico pelo caminho! Nessa hora que forcei a barra achei que ia perder a posição. Mas deu pra classificar. O aprendizado mostra que não dá
pra sair do traçado em pistas rápidas.”, observou Domingos Barcelos, o 12º e último classificado da A1.

O pódio foi composto por Léo Mol, o vencedor, Joanes Gouvêa, Rildo Wendel, Vinícius Freitas e Gustavo Flausino. Todos levaram medalhas exclusivas do torneio.

“Corrida muito boa, kart no chão, bem equalizado, na corrida fui comboiando, passei dois. Não tinha kart pra passar o Léo Mol, ele estava melhor na reta. O campeonato tá bacana, fiz a malhor volta nessa corrida. Tem muito piloto bom aqui então não dá nem pra falar da expectativa para a próxima fase.”, declarou Joanes.

“Foi uma corrida de recuperação. Larguei em 14º, aproveitei do bolo no início. Ainda passei o DK na última volta
e terminei em quinto. Foi lucro total, o primeiro kart estava ruim mas troquei e peguei um pior ainda, por isso
que o resultado foi bom. Achei que dava pra classificar, mas seria na bacia das almas. Achei que ia ser um pouco
mais de sufoco, o rolo na primeira volta ajudou.”, contou Flausino.

A melhor volta desta fase foi registrada na classificatória A1. Joanes Gouvêa anotou 52.984 e foi o único a baixar da casa dos 53 segundos no traçado 2 normal .

 

Classificatória A2

Igualmente disputada, a A2 teve vitória de Rafael Teixeira, com Gerdan Livis, Lincoln Luiz, Adriano Juliani e Cacau Nunes completando o pódio e também levando medalha pra casa. Destaque para a luta pelas últimas vagas nas semis, onde três pilotos cruzaram praticamente juntos a linha de chegada, mas apenas dois ficaram com a vaga: Lucas Bessas (11º) e Diogo Del Sarto (12º).

“A corrida foi muito boa! Peguei kart bom fiz a pole, larguei bem, perdi a ponta mas o menino errou na primeira volta, assim eu voltei pra liderança, e depois foi só administrar. Desta vez tenho que passar das semifinais, ano passado fiquei nesta fase!”, relembrou Rafael, que em 2017 também havia ganhado a corrida na fase classificatória mas não avançou para a grande final.

“Larguei em quinto e optamos por não brigar entre os 4 primeiros, e assim fomos até o final. Foi uma boa corrida.”, resumiu Adriano, quarto lugar na A2.

“Cheguei em quinto. Os 4 primeiros abriram, fiquei brigando com o sexto e sétimo. Houveram algumas 
disputas mas fomos juntos numa boa, todo mundo querendo classificar.”, revelou Cacau, o quinto colocado da A2.

“Corrida legal, tranquila, consegui largar bem, me manter entre os 8 primeiros, e nas primeiras voltas já formamos um pelotão tranquilo. Houveram disputas mas sem forçar.”, contou Gustavo Brandão, sétimo colocado da A2.

Os pilotos que não passaram foram para a repescagem. Como Yuri Fonseca, que terminou a corrida em 16º.

“Peguei um kart que não estava bom, fiquei receoso de trocar e perder muito tempo. Na corrida peguei a mão do traçado depois de umas 5 voltas, consegui um ritmo bom mas fui com muita sede ao pote e rodei sozinho. Tentei passar um adversário mas ele me fechou, não foi culpa dele, eu que errei. Fiz então uma corrida de recuperação, consegui tirar a distância de quem ia à frente, passei ele nas últimas voltas.”, finalizou.

 

Classificatória A3

A terceira classificatória foi marcada por dois pelotões bem definidos. Os oito primeiros disputaram a vitória, e do décimo ao décimo sexto a disputa foi pelas últimas vagas na semifinal.

Fernando Segatto venceu a corrida, seguido de perto por Carlo Tenáglia, Cláudio Dumont, Thiago Escobar e Mauro César Ourique. Os cinco ganharam medalhas da competição.

“Gostei muito da corrida, o objetivo era largar entre os 5 primeiros, larguei em terceiro. A intenção era manter, estava com kart bom, haviam pilotos bons andando junto. Deu pra chegar em segundo, espero chegar à final.”, contou Carlo.

“Larguei em 13º mas o kart estava frio, quando ele esquentou ele desenvolveu bem. Cheguei em quarto, a expectativa é de brigar pelo titulo.”, comentou Escobar.

“Comecei com kart ruim, troquei e fiz p8 na tomada de tempo, só depois percebi que esqueci de tirar o lastro do kart, com isso fiz a tomada com 15kg a mais.”, contou Ricardo Aloysio, que chegou em nono após andar toda a parte final da corrida sozinho, distante do pelotão dianteiro e com boa vantagem para o outro pelotão que vinha atrás.

“Foi difícil, kart ruim, mas se o Flausino classifica, eu também consigo (risos). Ele passou em quinto e eu em décimo. Os pneus estavam novos e o kart estava um pouco fraco de retomada. Fiz traçado defensivo e deu bom. No começo não acreditei que ia classificar, eu estava sempre contando os adversários pra ver em que posição estava. Mas depois eu fui pro painel em décimo…”, contou Lucas Seixas, que terminou mesmo na décima colocação.

“Kart ruim de largada, fui pra último e cheguei em 12º. Eu sabia que estava nesta posição, eu contei as posições durante a corrida. Agora na semifinal começa tudo de novo do zero.”, finalizou Ferrum, pouco antes de voltar à pista nas semifinais.

 

Fotos

As fotos do evento podem ser conferidas nos dois links a seguir.

Fotos fase classificatória e repescagem:

CLIQUE AQUI!

 

Fotos semifinais e final:

CLIQUE AQUI!

 

 

Fotos dos pódios

CLIQUE AQUI!

 

Resultados

Os resultados completos podem ser vistos a seguir:

CLASSIFICATÓRIA A1 – CORRIDA
CLASSIFICATÓRIA A1 – VOLTA-A-VOLTA

CLASSIFICATÓRIA A2 – CORRIDA
CLASSIFICATÓRIA A2 – VOLTA-A-VOLTA

CLASSIFICATÓRIA A3 – CORRIDA
CLASSIFICATÓRIA A3 – VOLTA-A-VOLTA

REPESCAGEM B1 – CORRIDA
REPESCAGEM B1 – VOLTA-A-VOLTA

 

SEMIFINAL C1 – CORRIDA
SEMIFINAL C1 – VOLTA-A-VOLTA

SEMIFINAL C2 – CORRIDA
SEMIFINAL C2 – VOLTA-A-VOLTA

 

FINAL – CORRIDA
FINAL – VOLTA-A-VOLTA

 

Classificação final

CLIQUE AQUI!

 

Redação: Lucas Prates
Fotos: Allaine Decothé
Realização: Akamig
Apoio: Viacash